eu google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Moda de Negona: O racismo na ponta da língua: expressões que não devem fazer parte de nosso cotidiano

21 de mar. de 2017

O racismo na ponta da língua: expressões que não devem fazer parte de nosso cotidiano

Dias atrás, a Beyoncé fez uma apresentação lacradora no Grammy Awards. Ostentando sua barriga linda e trazendo referência de divindades africanas, ela fez bonito e a gente aqui aplaudiu (e muito!). Não deixamos passar batido esse momento e fizemos um post na nossa fanpage.


Em meio a muitos comentários ressaltando o quão lindo ficou este look, teve uma leitora que fez um comentário que me surpreendeu.


Refleti bastante diante deste comentário da Liziane e isso me levou a uma outra questão: o racismo e o preconceito presente na linguagem. Porque, muitas vezes, falamos e usamos termos racistas porque se tornaram banais em nosso cotidiano. Mesmo que não seja dito com essa intenção racista (como foi o caso do post), a gente acaba contribuindo para que isso se perpetue. Por isso, fiz uma lista de gírias e expressões racistas presentes em nosso cotidiano que é nosso dever não perpetuar. 

Feito nas coxas: a expressão vem do período da escravidão brasileira. As telhas eram modeladas nas coxas dos negros escravizados. As telhas não saíam com um modelagem uniforme, pois cada indivíduo tem pernas e coxas com tamanhos diferentes. Quando se fala em algo "feito nas coxas", se fala em algo feito de qualquer jeito, sem nenhum zelo, algo mal produzido. 

Não sou tuas negas: esse é o termo que mais me dá raiva e que também remete ao período da escravidão. Muitas mulheres negras foram escravizadas para depois serem violentadas sexualmente. Não ser a nega de alguém é não ser propriedade sexual de uma pessoa. Além de racista, é uma expressão sexista e misógina. 

Dia de preto / Serviço de Preto: duas expressões que são usadas para desqualificar ou depreciar o trabalho de alguém, tal qual um senhor de engenho. Expressões que dispensam explicações e que devem ser abolidas do nosso vocabulário.

Meia tigela: também vinda da época da escravidão, a expressão "meia tigela" era usada para classificar os negros que não batiam as "metas" nos trabalhos forçados nas minas de ouro e, como forma de punição, recebiam meia tigela de comida no final do dia.

No site Geledés há uma lista com outras expressões racistas e preconceituosas muito presentes no cotidiano e que precisam ser retiradas urgentemente. 

E você, lembra de alguma expressão? Conte pra gente!

Muito obrigada, Liziane por ter me alertado para o fato. Gratidão 💕

Até mais, negada!

AnaLu Oliveira

Nenhum comentário :

Postar um comentário