Nossos antepassados já mostraram há muito tempo que ser negro é muito mais que ter a pele escura, o cabelo crespo e sorriso largo. A negritude é algo que vem de dentro, é pra sentir pulsando com o coração.
Desde a chegada do primeiro negão aqui, nunca foi fácil ser negro. Principalmente num país que possui gente que acredita na superioridade de uns e na inferioridade de outros. De lá pra cá, cada negro, cada negona teve (e ainda tem) que lutar todos os dias por respeito e igualdade. Lutar pelo direito de ter seu cabelo pixaim, ter motivos pra soltar o seu sorrisão para o mundo.
Não é fácil, mas é a melhor coisa do mundo! Ser diferente, encher o mundo de cor... Em terra de chapinha, quem tem cachos é rainha, não é esse o nosso lema?
Então, sejamos rainhas e reis de nossas vidas, do futuro de tantos outros negros que virão por aí. Pois assim, todo o sangue dos nossos antepassados não terá sido derramado em vão.
Vamos mostrar ao mundo o orgulho que temos da nossa cor, das nossas origens. Por tudo isso, façamos de cada dia de nossas vidas um "20 de novembro". Vamos soltar os cabelos, sorrir, e dizer ao mundo: "Eu sou negra, com orgulho!"
AnaLu Oliveira
Nenhum comentário :
Postar um comentário