Nas revistas, nas empresas, nas esferas governamentais, nas novelas, nos filmes, nos grandes desfiles,fica sempre aquela pergunta: ONDE ESTÃO OS NEGROS E NEGRAS? O lema do Moda de Negona é a representatividade da mulher negra e já falamos sobre a ausência de negras nas campanhas públicitárias do Dia das Mães, por exemplo.
A atriz Viola Davis ganhou o Emmy por sua atuação em "How to get away with a murder" (aliás, é uma série muito boa! Assistam!). "A única coisa que separa mulheres de cor de qualquer outra é oportunidade. Não se ganha esse prêmio sem um papel", disse Viola na cerimônia do Emmy. Ela é a primeira atriz negra a conquistar um Emmy de melhor atriz dramática.
Viola Davis |
Quando fui a Porto Alegre, vi um cartaz que me chamou muito a minha atenção. Ele convidava os frequentadores da UFRGS a fazer o teste do pescoço. E eu convido você a fazer o mesmo quando estiver na sua universidade.
A Fernanda Alves (do SoShopaholic) falou no snap sobre uma campanha que ela e outras blogueiras lançaram e que nos leva a refletir sobre a representatividade e presença dos negros e negras: é a #ConstelaçãoNegra. Para e pensa quantos professores negros você teve ao longo da vida; eu,por exemplo, tive apenas 2.
O racismo está muito presente nas nossas vidas. É preciso enegrecer vários espaços. É preciso parar de tratar racismo como opinião. Racismo é crime. Falta oportunidade para negros e negras em todos os espaços, em todas as instâncias. Eu também convido você a fazer parte desta constelação. Use a tag #ConstelaçãoNegra. Faça parte desse movimento!
Até mais!
AnaLu Oliveira
Nenhum comentário :
Postar um comentário