eu google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Moda de Negona: Sobre morar sozinha: dicas e vantagens

2 de jul. de 2018

Sobre morar sozinha: dicas e vantagens

Salve salve, negada bacana! Tudo certo por aí? Bora começar o mês de julho falando sobre algo bastante sério e importante: morar sozinha. Lá no insta, já falei sobre como é a minha rotina e sobre os impactos de morar só. Como tudo na vida, morar só tem seus prós e contras. Mas, os prós prevalecem. 



Para mim, essa realidade foi um verdadeiro desafio já que, diferente de muita gente, morar sozinha é fruto de uma separação. Além disso, eu sempre fugi de toda situação que me colocasse em contato comigo. Eu sempre confundi individualidade com solidão (mas isso é coisa que falarei depois). Se você tem vontade de morar sozinha, este post é para te dar o incentivo que você precisa para dar o primeiro passo rumo a casa própria. 



1 - Mudar não é tão simples quanto parece

Se você tem condições de comprar a sua casa através de financiamento, saiba que esse processo é bastante moroso. É preciso uma série de documentos, avaliações e pagamento de taxas. Se você vai alugar um imóvel com imobiliária também vai precisar de disposição para o processo. Normalmente é exigido fiadores, além da análise de crédito. Vale dizer também que não são todos os imóveis que aceitam presença de animais ou crianças. Os imóveis que aceitam animais costumam ser mais caros. Em contrapartida, imóveis que não aceitam animais são mais baratos pois incluem algumas contas no valor do aluguel (água, luz e internet, por exemplo). Uma dica é procurar imóveis que sejam alugados diretamente pelo proprietário. Isso agiliza o andamento do processo. Tenha em mente que você verá muitos imóveis até encontrar um que te atenda. Então, nada de moleza! 


2 - Busque referências

Não se mude para um lugar sem saber como ele é. Como é o transporte público da região? E o comércio? É um setor seguro? Se você tem animais,vale verificar também se há espaços para que os animais possam passear. Isso será importante para avaliar se o valor do aluguel/ financiamento é justo ou não. 



3 - Dias de luta, dias de glórias


Um dos memes mais comuns diz respeito às expectativas de quem quer morar sozinho. Se você quer ter um cantinho para chamar de seu precisa ter ciência de que haverão dias que bolacha murcha pode ser banquete, que pagar conta é um mal necessário (porque tem dias que você vai querer comprar algo mas a conta de luz vai te impedir de fazer isso). Mas vão ter dias que pedir uma comida gostosa pelo IFood e ficar de pijama (ou pelada) na sua sala assistindo sua série favorita será seu programa favorito, seu momento de glória. 


4 - Planejamento financeiro é importante (mais do que você imagina!)


Aprender a lidar com as próprias finanças é fundamental para quem deseja viver só. Se você for do tipo desatenta, use aplicativos para programar o pagamento das contas, para separar o dinheiro para rolês. Aprenda também a separar um dinheiro para eventuais emergências - como consertar uma descarga, vazamento de gás, compra de remédios. Aprenda a fazer listas na hora de fazer as compras do mês. Isso te ajudará a evitar itens supérfluos. Na hora de pagar suas contas, verifique as faturas para ter certeza do que você vai pagar. De olho nas datas de vencimento para evitar pagamento em duplicidade ou pagamento em atraso. 

5 - Decoração não é frescura, nem luxo


Tem uma música do Biquini Cavadão que fala "a minha casa é meu reino". Nada mais justo que seu reino tenha a sua cara, certo? Não é errado nem supérfluo querer e ter um cantinho bonito, estiloso. Com base no seu orçamento, invista em decoração. Acredite: não há nada mais aconchegante e revigorante que chegar em casa e ver que tudo ali te representa. Se você precisar de inspiração, o Pinterest pode ser um aliado nessa hora #FicaaDica

Agora, me conte: você pretende morar sozinha por agora? Já mora sozinha? Como é a sua experiência? Conte aqui nos comentários! 

Boa semana, negada!

AnaLu Oliveira
@modadenegona

Nenhum comentário :

Postar um comentário