eu google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Moda de Negona: Você tem cuidado de si mesma?

9 de mai. de 2018

Você tem cuidado de si mesma?

Salve salve, negada bacana! Vamo bater um papo sério aqui. Me respondam com sinceridade: quando foi a última vez que você fez algo legal por si mesma? Quando foi a última vez que você declarou o seu amor por essa mulher fodástica que você é? Quando você disse SIM pra você mesma? 



Uma das coisas que percebi com a terapia (inclusive, um dia ainda terei coragem para publicar o que já escrevi sobre este processo) é que me neguei muitas vezes a prazeres simples. Fui negligente comigo em muitos aspectos. E o que ganhei com isso? Saúde indo pro espaço, a cabeça com mil fitas, emocional abalado e várias relações abusivas. Muitas vezes a gente acha que olhar pra si é egoísmo. Não é, nunca foi e nunca será. 

É muito comum nós, mulheres negras, acreditarmos na ideia de que precisamos ser fortes o tempo todo. Fruto desse maldito racismo estrutural que sustenta a nossa sociedade, a crença de que somos fortes (muito fortes) nos faz com que neguemos o autocuidado e até mesmo, destrua a nossa autoestima. E isso não é legal. 

E quando falo de cuidados e prazeres negados, não falo de luxo nem de passeios caríssimos (até porque, eu mesma não consigo bancar isso para mim mesma #realidades). Então, resolvi reunir aqui pequenas demonstrações de afeto e cuidados que podem contribuir com a mudança da sua relação consigo mesma. 


1 - Prepare um café da manhã bonito para você


Com a vida corrida e agitada, a gente se alimenta com muita rapidez sem nem ao menos prestar atenção no que come. A Preta Rara (deusa linda!) sugeriu isso dias atrás: escolher um dia da semana para preparar um café da manhã. Arrumar a mesa, usar os talheres bonitos, colocar uma música legal e preparar tudo com todo o carinho do mundo! Afinal, você está com a melhor companhia do mundo: você mesma!

2 - Tome um banho mais demorado


Calma, não é pra acabar com a água do planeta na hora do banho. Mas, já parou pra pensar no quanto é possível relaxar num banho e por diversas razões, a gente não faz? Sinta a água cair no seu corpo, esvazie a sua mente. Ou se preferir, aproveite para fazer aquela performance no banho. Solte a Beyoncé que tem dentro de você!

3 - Se admire no espelho


Você já olhou para si mesma? Você já admirou a imagem maravilhosa que surge no espelho quando você está diante dele? Vai sair para o trabalho? Para encontrar o crush? Para se divertir com os migos e migas? A ocasião é o que menos importa. O que importa mesmo é você olhar no espelho e admirar a mulher incrível, fodona, linda e poderosa que está ali! Se olhe sem críticas, se olhe com admiração! 

Vale destacar que estas dicas são voltadas para autocuidado e são dicas de alguém que está em busca do amor próprio. Se o seu caso requerer ajuda profissional, não hesite em pedir ajuda,tá? O importante é ficar bem, negada!

Me conte nos comentários o que vocês pensam sobre o assunto! Não esqueça de compartilhar com a sua amiga que precisa de um up no astral.

Até mais!

AnaLu Oliveira

Um comentário :

  1. Oiiie! A segunda eu faço e amo. A primeira é um sonho e a terceira é a mais difícil. Mas adorei as dicas e vou tentar seguir kkkkk

    ResponderExcluir