eu google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-8793333535661611, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Moda de Negona: Os Panteras Negras - vanguardas da revolução: um documentário necessário e importante!

18 de set. de 2018

Os Panteras Negras - vanguardas da revolução: um documentário necessário e importante!

Salve salve, negada bacana desse Braseeel. Como vocês estão? Os tempos não estão fáceis e até outubro, os ânimos seguirão acirrados. Debates políticos e posicionamentos polêmicos, atitudes lamentáveis de quem não conhece a própria história e beira cometer os mesmos erros do passado. E é justamente sobre conhecer a história que hoje quero indicar um documentário importante: OS PANTERAS NEGRAS -VANGUARDAS DA REVOLUÇÃO.


Neste documentário é possível conhecer a história de um dos mais importantes grupos antirracistas do mundo. São quase 2 duas de uma narrativa inspiradora e necessária em tempos que a gente se encontra descontente com tantas atrocidades acontecendo - principalmente com a comunidade negra e demais grupos marginalizados. 

Quem foram os Panteras Negras? 


Formado nos anos 1960, os Panteras Negras eram um grupo que tinha como objetivo garantir os direitos da população negra. Assim como as panteras, o intuito do grupo não era atacar e sim, defender a comunidade negra das ações truculentas da polícia assim como garantir a sobrevivência destas pessoas. O crescimento nos anos 1960 e 1970 fez com que se o grupo se tornasse um partido, o Partido Pantera Negra (ou em inglês Black Panther Party - BPP). 



Para se ter uma ideia do crescimento do Partido Pantera Negra, além dos Estados Unidos, eles também tiveram sedes no Reino Unido e também na Argélia. Além do patrulhamento dos bairros das comunidades negras, o Partido Pantera Negra também promovia ações sociais - como distribuição de café da manhã e acesso a educação. 



O crescimento dos Panteras Negras resultou em uma articulada ação do FBI para que o grupo fosse exterminado. Até o fim do BPP, houveram inúmeros confrontos com policiais que resultaram em prisões e mortes de membros do BPP. 

Porque é importante assistir OS PANTERAS NEGRAS - VANGUARDAS DA REVOLUÇÃO


Para mim, foi muito importante ver como a luta antirracista atua bem antes que eu nascesse. Para quem se encontra com medo de se posicionar politicamente, este documentário mostra o quanto é fundamental se posicionar em meio ao caos político e social que nos encontramos. 


A ação dos BPP incomodou (e muito!) o sistema racista que rege os Estados Unidos. E é isso que temos que ter ciência: nosso empoderamento, nossa articulação enquanto comunidade e povo incomoda as estruturas racistas. Sem incômodo não há revolução. Não há transformação. Mas, para que a transformação aconteça, nosso posicionamento é importante, defender os nossos começa a partir disso. Nessas eleições, votemos em candidatos que nos representem e que nos defendam. Elejam candidatos e candidatas negras. Avaliem as propostas dos candidatos. Tempos como estes em que vivemos exigem posicionamento, exigem luta, exigem resistência. 



E você, já assistiu esse documentário? O que achou dele? Conte aqui nos comentários!

Até mais!

AnaLu Oliveira
@modadenegona

Nenhum comentário :

Postar um comentário