21 de mar de 2018

Sobre o Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial e a nossa luta diária da nossa existência

Hoje é 21 de março, dia em que a ONU escolheu como o Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial. Hoje também completa uma semana que Marielle Franco foi brutalmente executada. Não é uma data para ser celebrada, mas para lembrar a luta daqueles que nos antecederam. 21 de março é dia de olhar nossa trajetória enquanto pessoas negras em uma sociedade racista e reconhecer o quanto lutamos, o quanto ainda temos que lutar. 


Dados do Atlas da Violência no Brasil atestam que ser negro por aqui não é fácil. A cada 23 minutos, um negro morre em nosso país. Todos os meses, 63 negros morrem em virtude do racismo e da violência. Dos 30 mil jovens assassinados no Brasil, 77% deles são negros. Mas hoje, eu não quero falar com negros e negras - já que vocês, assim como eu, sabem sobre tais dados tão bem quanto eu. Hoje, quero falar com quem não é negro. Com quem tem privilégios sociais. Pra quem não faz parte dessas lamentáveis e dolorosas estatísticas. 


É difícil (muito difícil) lutar todos os dias. Sair de casa com medo de ouvir palavras que nos dilaceram, ter dedos apontados para nossos traços - e que nos conectam aos nossos ancestrais. É foda ver que desde antes de nascermos, a nossa existência é combatida. Sim, não há outro termo que defina melhor o que sofremos todos os dias: existência combatida. Crianças, adultos, velhos...em todas as etapas da vida humana, sofremos algum tipo de violência por sermos negros. Apenas por existir!



Não existe "branco pobre também é preto" ou "branco de alma negra". Porque, negro rico não é branco e alma não tem cor (e se tiver, quem se importa). O racismo faz parte da nossa vida, não porque aceitamos, mas porque tem uma sociedade inteira que insiste em fazer dele um instrumento de opressão. Nós seguimos resistindo. Nós seguimos morrendo. 


Hoje é 21 de março. Lembremos dos 69 negros mortos na manifestação de Shaperville na década de 1960. Lembremos de Zumbi dos Palmares, de Dandara, de Tereza de Benguela. Lembremos de Marielle Franco. Lembremos dos nossos. Lembremos daqueles que deram passos antes de nós. Isso nos dará força para seguir com a nossa luta. E a vocês, privilegiados, repensem suas atitudes. Você pode não ter sangue negro nas veias. Não queira tê-lo nas mãos. 

Repense suas atitudes. Reconheça seus privilégios. Escute e respeite a nossa luta. Ser negro vai muito além de ouvir rap ou ter um dread. Ser negro é um ato político! É resistência.

#MariellePresente
#DigaNãoAoRacismo
#JuventudeNegraQuerViver

Com esperança,

AnaLu Oliveira

26 de fev de 2018

O que dizer sobre Pantera Negra?

Salve salve, negada! Como vocês estão? Bom, pelo título do post, já tá claro que eu vou falar sobre o melhor filme do ano e da vida: PANTERA NEGRA! 


Antes de mais nada, quero dizer que podem ficar tranquilas porque não darei nenhum spoiler. Mas, se você não assistiu esse puta filmaço, vou listar aqui alguns motivos para que você vá agora para o cinema!

1 - As mulheres de Wakanda




Se você pensa que em Wakanda as mulheres são secundárias, você está muito enganado. Lugar de mulher é onde ela quiser e em Wakanda estes lugares são os espaços da ciência, da luta armada e das missões exteriores. As mulheres são fortes, guerreiras, inteligentes e atuantes nos mais variados espaços. 



Não se destacam pela hipersexualização de seus corpos ou por suas relações amorosas - algo presente nas narrativas produzidas em Hollywood, nas novelas e em nosso cotidiano. Elas são fodásticas por serem quem são! Eu ameeei essa parte.

2 - Berço da tecnologia e do respeito às tradições



A gente vê sempre os países africanos nas telas como regiões de pobreza, subdesenvolvimento e economia falida. Wakanda mostra justamente o contrário: um país com um estruturado centro tecnológico e com uma economia independente. Isso sem desrespeitar as suas origens e suas tradições. A coração do rei é uma prova de como as tradições são importantes para o povo de Wakanda. 

3 - O que você faz para combater o racismo?


Killmonger e T'Challa tem discussões que nos chamam para refletir sobre nossas ações em prol do combate ao racismo. Wakanda é um país que protege os seus, somente os seus. Já Killmonger vem de uma comunidade negra dos Estados Unidos. As conversas entre esses personagens são bastante interessantes. Vou me abster aqui para não dar spoiler.

4 - Figurinos



Se cada vez que eu pensei "puta merda, que roupa linda!", tivesse caído 1 centavo na minha conta do Adsense, eu estaria milionária! Os figurinos são lindos demais, muito mesmo. É de babar mesmo. 

Vale dizer que as cenas de ação são eletrizantes! Vale ainda dizer Michael B.Jordan é meu mozão (eu tô muito apaixonada por esse homem).



Por este e outros motivos, Pantera Negra é um filmaço pra se assistir muitas vezes! Representatividade importa. E só sabe disso quem nunca se sentiu representado por homens que usam cuecas por cima da calça. Pantera Negra é nosso herói, T'Challa é nosso rei! Wakanda é a nossa terra prometida!

Wakanda Forever!



AnaLu Oliveira

14 de fev de 2018

Rotina de cuidado parte 02: a finalização

Salve salve, negada! Tudo bem? Como foi o carnaval? Por aqui, foi tudo sussa! Da última vez que apareci por aqui, falei sobre a rotina de cuidados com o meu cabelo. Mas, não me atentei para um pequeno detalhe: a finalização. Afinal, para as cacheadas e crespas, esta etapa é fundamental, neah?

E é nessa hora que tenho que enaltecer de novo a linha #TôDeCacho, da Salonline. Porque, eu estou AMANDO (real/oficial) o creme Bora Definir?, um leave-in maravilhoso que hidrata, define e garante um day after maravilhoso! 

Esse definidor de cachos é puro amor e poder!
O Bora Definir? é muito cheiroso, tem uma textura e realmente funciona! Ahhh, vale dizer também que ele dura. Eu comprei este pote aí da foto em novembro e ainda tem produto (até o final de fevereiro, teremos creme, amém!). O resultado? É esse aqui ó

A serenidade de quem tem os cachos definidos <3

E vocês, como cuidam dos seus cachos? Conta aqui e compartilhe dicas! 

Até mais, negada!

AnaLu Oliveira

29 de jan de 2018

Rotina de cuidados com os meus cachos

Salve salve, negada bacana! Como estão as coisas por aí? Então, graças a minha amiga Thais, eu descobri uma linha maravilhosa para cuidar dos meus cachos: a linha #TôDeCacho. Até eu conhecer estas maravilhas, jurava que eram apenas mais uma linha entre tantas que prometiam mundos e fundos para as cacheadas. Mas, eu estava muito muito muito enganada. 

A linha #TôDeCacho é um negócio tão bacana, tão sensacional que transforma não só os nossos cabelos como também a nossa forma de cuidar deles e de nós mesmas! Porque a gente se olha no espelho e vê nosso cabelo tão lindo que quer mais e mais daquela beleza toda! 

Os responsáveis pelos cachos lindos que tenho


E foi por causa de tudo que a linha #TôDeCacho proporcionou para o meu cabelo que eu adotei uma nova rotina de cuidados para que meus cachinhos continuem assim: lindões! E que rotina é essa? Se liga aê:


1 - Não uso mais pente


Desde a última vez que cortei meu cabelo (sdds,cabelinho curto) eu dispensei o pente. Na hora de aplicar o leave-in, eu espalho com os dedos mesmo e isso garante o volumão do meu cabelo. O resultado é aquele que vocês veem direto no insta: cachos definidos, volume perfeito, autoestima láááá em cima!

2 - Hidratação toda semana 


Toda semana eu dou uma hidratada reforçada na cabeleira. Misturo o Pudinzinho com a Mega Ampola e deixo esse mix agir poderosamente nos meus cachos. E faço isso religiosamente. Disciplina é fundamental, não é mexxmo? 

Mistura dos deuses!

3 - Tudo é mecha por mecha


Na hora de aplicar condicionador, o leave-in e a mistura do Pudinzinho com Mega Ampola, sempre passo mecha por mecha. Isso contribui muito com a definição do cabelo, ativa os nutrientes dos produtos.

Tenho percebido que os day afters do meu cabelo tem sido melhores. A definição do cacho tem durado mais. Essa é a minha rotina de cuidados com o meu cabelo. Agora, me conta: qual é a sua? Como você cuida das suas madeixas?

Um beijo especial pra minha amiga Thais, pelos miminhos!

Boa semana, negada!
AnaLu Oliveira
@modadenegona


23 de jan de 2018

Limpeza de pele profunda com o esfoliante da Avon


Salve salve, negada! Tudo bacana com vocês? Bom, esses dias foram bastante complicados. Mas, agora que estou de volta e pronta para dar a volta por cima, venho para falar com vocês sobre um produto que eu AMO! Bora fazer sobre limpeza de pele?



A dica de hoje é para quem quer dar aquela limpeza na pele. Pra quem me acompanha nos stories (se vc não faz parte desse time, segue lá → @modadenegona ←), não é novidade que eu tenho um ritual semanal para limpar a minha pele do rosto. Um dos produtos que faz parte deste ritual é o esfoliante para o rosto, da linha Clearskin (Avon). 



Na primeira vez que usei este produto (lááááá em 2012), passei um sufoco terrível com esse esfoliante. No rótulo diz que o rosto tem que estar úmido e foi assim que fiz: dei uma molhada no rosto e pah! Meu rosto ficou vermelho e começou a arder como se estivesse em chamas 🔥🔥🔥. Eu desesperei! Após lavar bem em água corrente e passar um creminho básico, meu rosto tava limpinho limpinho. A limpeza é profunda, conforme está escrito na embalagem. 

Demorei um pouco a voltar a usá-lo (quase 5 anos, pra ser mais exata). E o meu erro na experiência anterior foi a quantidade que usei. Faço esfoliação toda semana e tô amando o resultado tem sido incrível. 

Notem essa pele limpa e hidratada!
(Ignorem a cara de sono)
Apesar do susto, é um produto que vale a pena ter no kit de limpeza. Só não esqueçam de maneirar a dose e o principal: fazer isso perto de uma torneira, por garantia,né?!
Agora, conte aqui quais são os produtos que vocês usam para esfoliar a pele do rosto?

#Ficaadica
Até mais, negonas!

AnaLu Oliveira
@modadenegona

10 de jan de 2018

Instas do Poder: negras que você precisa seguir já!

Salve salve, negada bacana! Como vocês estão? Quem já segue o MdN no Instagram, levanta a mão aê ✋ (e quem não segue, segue lá @modadenegona). Por lá, eu vejo muitas pretas maravilhosas, pretas poderosas e que nos inspiram a ser mais empoderadas, donas de nós mesmas. E que pretas são estas? Fiz uma listas com pretas que você precisa seguir já!  Conheçam essas musas do poder!

1 - Preta Rara


Gente, eu já falei da Preta Rara aqui. Ela tem uma websérie incrível - Nossa Voz Ecoa - que fala sobre diversas questões ligadas a negritude. Além de rapper e historiadora, a Preta Rara fala muito sobre autoestima, já que ela mostra em seus stories os looks, como ela cuida de suas unhas, seus rolês e o amor que ela tem por si própria. Eu sou muito fã! 


2 - Jaciana Melquiades


Imagina uma mulher que não para? Jaciana é dessas pretas que estão sempre em movimento. Empreendedora, membro do coletivo Meninas Black Power, Jaciana é historiadora e gestora da empresa "Era Uma Vez o Mundo", que fabrica bonecas negras de pano. 

3 - Tia Má (Maíra Azevedo)


Você já deve ter visto essa deusa no programa da Fátima Bernardes, o Encontro. Tia Má é uma preta muito muito maravilhosa. Jornalista e youtuber, ela fala em seus stories sobre racismo, misoginia, intolerância religiosa, gordofobia, entre outros assuntos polêmicos. Vale ressaltar que a Tia Má tem um show de stand up, o "Tia Má com a língua solta". 

E você, segue alguma preta poderosa no Instagram? Conta aqui nos comentários quais são estes instas ↓↓↓

Até mais, negada!
AnaLu Oliveira

8 de jan de 2018

Looks pra começar 2018 com muita beleza e alto astral!

Salve salve, negada bacana! Tudo bem com vocês? Como foi o fim de ano? Como está o começo deste 2018, hein? Pra gente começar 2018 com muita beleza e inspiração, separei alguns looks que vão combinar (e muito!) com as maravilhas que vamos viver neste ano lindo! Vamos lá?


Ahhh, mas é ÓBVIO que o primeiro look deste ano seria
com roupa curta, neah? Porque se tem uma coisa que eu AMO
é expor as pernocas. Esse look com listras é só amor 💘


Para quem curte o street style, esse look é o ideal.
Atenção para os cachos 💗

Listras + jeans + salto alto = puro sucesso! Como não amar? 💕



Agora, escolha o look que mais combina com as suas pretensões para 2018? Conte aqui pra mim nos comentários ↓↓

Que tenhamos um 2018 lindo, maravilhoso e repleto de positividade!

Boa semana, negada!

AnaLu Oliveira